Domingo agora é aniversário da Igreja Católica?

Domingo agora celebraremos Pentecostes, mas paira uma dúvida entre muitos católicos, que afirmam que tal marco assinala o nascimento da Igreja.

PENTECOSTES É ANIVERSÁRIO DA IGREJA?

Não é muito incomum ouvir a expressão que o Domingo de Pentecostes, que celebraremos neste final de semana, é o ‘aniversário da Igreja’, hoje traremos uma explicação sobre o equívoco que se encontra essa expressão.

O ‘aniversário’ da Igreja o Natal, mas a Igreja não celebra como uma celebração humana pois se trata de um mistério de Fé. “A Igreja é o Corpo Místico de Cristo, na encarnação inicia o princípio da Igreja, esta revelada no lado transpassado de Jesus na Cruz, e inicia seu tempo em Pentecostes, lembrem que estamos falando de um Mistério”, explica o Padre Reinaldo Bento.

Não é correto atribuir um simbolismo, como um aniversário, pois estaríamos rebaixando esse mistério a uma realidade humana, mas devemos elevá-lo a sua realidade como ocorreu no Tabor.

Mas afinal, a Igreja nasceu em Pentecostes? Definitivamente NÃO! O Catecismo da Igreja nos explica que “a Igreja nasceu principalmente do dom total de Cristo pela nossa salvação, antecipado na instituição da Eucaristia e realizado na cruz. «Tal começo e crescimento da Igreja exprimem-nos o sangue e a água que manaram do lado aberto de Jesus crucificado» […] Assim como Eva foi formada do costado de Adão adormecido, assim a Igreja nasceu do coração trespassado de Cristo, morto na cruz ” (766)

“Adão dorme para que nasça Eva. Cristo morre para que nasça a Igreja. Enquanto Adão dorme, Eva se forma do seu lado. Quando Cristo acaba de morrer, seu lado é aberto por uma lança, para que dali corram os sacramentos para formar a Igreja” (Santo Agostinho, Tratactus in Joannem, X, cap II. n10)

About The Author

Criado em 2017, o site Filhos de Deus busca manter o católico informado sobre a maior instituição de caridade do mundo. Colunista e editor do site desde a sua criação.